segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Os interesse nacionais escondidos nos discursos de justiça de mercado

A alguns dias a revista the economist fez uma critica ao BNDES por fazer empréstimo a juros baixo e por não fornece dados de sua cartela de clientes. Ao me pergunta qual é o problema disso? percebi que o problema não esta aqui ele esta la. um banco que financia investimento nacional vai provoca uma maior competição do empresário nacional frente ao extrageiro. Bem, dai fica fácil saber o porque a mídia estrangeira considera injusto os juros praticado no brasil pelo BNDES. No mundo capitalista, existe uma competição entre empresários apoiados pelo seu estado e mídia de origem. Para fazer sua critica eles utilizam como justiça de mercado, liberdade de mercado e benefícios da competição. Vejam se eles pregam isso, porque nunca retiram suas medidas protecionistas como os subsídios agrícolas dos países desenvolvidos e taxas proteccionistas de produtos de larga escala de produção interna?

O discurso liberal serve então para convencer os outros que a liberdade de mercado é benéfica, mais oque importa na verdade é que a liberdade facilita a dominação do mercado dos países subdesenvolvidos por empresa de países com capitalismo desenvolvidos! mais oque tem de errado na teoria deste discurso? nada; Ele não explica que as empresas de países desenvolvidos tem vantagem frente a nossa, seja via escala de produção que faz cair os custo, ou via tecnologia de produção e de produto que alem de diminuir os custos cria um diferencial que trás ganhos de competitividade a estas empresas.

Os investimentos das empresa fazem com que elas adquirem mais desenvolvimento tecnologico e mais mercado tendo assim escala competitiva. Desta maneira é fundamental haver investimento barato dentro de uma nação para o seu desenvolvimento. Por isso o BNDES incomoda tanto la fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário